segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Resolução da prova carregada semana passada - Uerj 2006

Como eu avisei, carreguei a solução das questões de biologia. Analisem as respostas e comparem com a de vocês. Se vc ainda não resolveu as questões sozinho(a), procure primeiro baixar a prova e resolver para depois ver o gabarito, ok?
Qualquer dúvida me procurem, podem mandar email com perguntas tá?
Bjus!




UTILIZE AS INFORMAÇÕES ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE NÚMEROS 24 E 25.

A ciência da fisiologia do exercício estuda as condições que permitem melhorar o desempenho de um atleta, a partir das fontes energéticas disponíveis.

A tabela a seguir mostra as contribuições das fontes aeróbia e anaeróbia para geração de energia total utilizada por participantes de competições de corrida, com duração variada e envolvimento máximo do trabalho dos atletas.





QUESTÃO 24

Observe o esquema abaixo, que resume as principais etapas envolvidas no metabolismo energético muscular.



Ao final da corrida de 400 m, a maior parte da energia total dispendida por um recordista deverá originar-se da atividade metabólica ocorrida nas etapas de números:

(A) 1 e 3

(B) 1 e 4

(C) 2 e 4

(D) 2 e 5

Para resolver a questão é necessário ter conhecimento de respiração aeróbia e anaeróbia. Sabendo disso e analisando a tabela dada, observamos que na corrida de 400m um indivíduo utiliza principalmente a respiração anaaeróbia, que segue a via que levará à formação de piruvato, portanto a atividade metabólica ocorre nas etapas 1 e 3. Letra A

QUESTÃO 26

Uma das condições necessárias para o perfeito funcionamento do organismo humano é a manutenção da adequada faixa de concentração de íons nos líquidos orgânicos, como o plasma sangüíneo e o líquido intracelular.

Os gráficos abaixo mostram as concentrações, em miliequivalentes por litro, de alguns cátions e ânions em diversas soluções.



As faixas de concentrações iônicas mais compatíveis com as do plasma sangüíneo e as do líquido intracelular estão representadas, respectivamente, nos seguintes gráficos:

(A) I e II

(B) II e IV

(C) III e I

(D) IV e III

Para resolver essa questão não precisa saber todas as concentrações iônicas, na verdade, basta atentar para os principais íons: no meio intracelular temos bastante potássio (K+) e pouco sódio (Na+) e no meio extracelular, o oposto, com esse perfil, temos apenas o gráfico 1. E para a concentração sanguínea temos principal referência o íon HCO3- que quando estudamos o processo de hematose vemos que ele é formado o tempo todo no sangue durante esse processo, temos então o gráfico III ou IV. Além disso, já temos o dado de que o sódio está em grande quantidade no meio extracelular e potássio em pouca quantidade (já que este está em alta concentração no meio intracelular), sendo assim, observamos que o gráfico III é o único que se encaixa adequadamente nesses critérios. Resposta letra C.





QUESTÃO 32



Uma pessoa em repouso respira normalmente. Em determinado momento, porém, ela prende a respiração, ficando em apnéia pelo maior tempo que consegue suportar, provocando, daí em diante, hiperventilação pulmonar.

As curvas mostradas no gráfico abaixo representam alterações de pH do sangue num determinado período de tempo, a partir do início da apnéia.





A única curva que representa as alterações do pH do sangue dessa pessoa, durante a situação descrita, é a identificada pela seguinte letra:

(A) W

(B) X

(C) Y

(D) Z

Nessa questão mais uma vez devemos ter conhecimento do processo de hematose e também de pH. Sabemos que o pH fica mais ácido, ou seja, diminui quando temos o aumento de íons H+ na solução, que no caso, é o plasma sanguíneo. O pH sanguíneo é ligeiramente básico, como observamos no gráfico. No momento em que o indivíduo prende a respiração, temos o aumento de gás carbônico (CO2) no sangue, que irá reagir com a água e formar HCO3- que é uma substância que tende a liberar íons H+, sendo assim, o pH deve cair, ou seja, tornar-se mais ácido. Quando o indivíduo começa a fazer hiperventilação, o contrário irá ocorrer, a concentração de íons H+ diminui e o sangue tende a se tornar mais básico, ou seja o pH tende a elevar-se. A curva que se encaixa nessas características é a Y. Letra C.

QUESTÃO 33

Experimentos recentes indicam que células-tronco retiradas da medula óssea de um indivíduo adulto, portador de lesão no miocárdio, puderam formar tecido normal quando implantadas na região lesada do coração. As células-tronco podem ser retiradas, também, de embriões em sua fase inicial de desenvolvimento.

A tabela abaixo informa as características de algumas variáveis analisadas em células-tronco embrionárias e adultas.



Considerando o uso terapêutico das células-tronco, a alternativa que indica o tipo de célula que possui a característica mais vantajosa para as variáveis I, II e III, respectivamente, é :



(A) embrionária – adulta – adulta

(B) adulta – embrionária – adulta

(C) embrionária – adulta – embrionária

(D) embrionária – embrionária – embrionária

Analisando a tabela, a característica mais vantajosa na variável I é a da embrionária, já que pode formar todos os tecidos. Na II é a adulta, que pode ser utilizada para transplante entre doadores compatíveis (homólogo) e para utilização no próprio indivíduo de onde se retirou as células (autólogo). E na variável III o mais vantajoso é a célula embrionária que pode ser cultivada mais facilmente em laboratório. Letra C.

QUESTÃO 35

Duas importantes ações na luta contra o aumento do efeito estufa são a limitação da queima de combustíveis fósseis e a promoção do crescimento de florestas.

A importância do crescimento das florestas se deve à ocorrência, nas plantas, da etapa metabólica resumida na seguinte equação química:


O processo em questão é a fotossíntese. Nesse processo a água utiliza materiais inorgânicos como CO2 e H2O para formar glicose e oxigênio como produto. Letra C.

QUESTÃO 40

Os resultados das avaliações da qualidade da água do lago indicaram alterações na concentração de alguns de seus componentes, condizentes com o aumento da poluição orgânica, conforme mostra o gráfico abaixo.



As curvas que correspondem às variações na concentração de microorganismos aeróbios e anaeróbios, respectivamente, são:



(A) I – II

(B) I – III

(C) II – I

(D) II – III

Quando materiais orgânicos são lançados na água inicialmente forma-se uma camada de algas microscópicas na superfície, que se multiplicam imensamente, conforme o tempo passa os organismos fotossintéticos abaixo dessa camada acabam morrendo e com isso, começa a aumentar a quantidade de bactérias decompositoras que passam a consumir muito oxigênio, matando os organismos aeróbicos do local. Após isso, os organismos decompositores anaeróbios começam a se proliferar no ambiente e produzir substâncias tóxicas como o gás sulfídrico. Letra A.

QUESTÃO 41

As milhares de proteínas existentes nos organismos vivos são formadas pela combinação de apenas vinte tipos de moléculas.

Observe abaixo as fórmulas estruturais de diferentes moléculas orgânicas, em que R1 e R2 representam radicais alquila.



As duas fórmulas que, combinadas, formam uma ligação química encontrada na estrutura primária das proteínas são:

(A) I e V

(B) II e VII

(C) III e VIII

(D) IV e VI

Os aminoácidos possuem em sua estrutura um carbono quiral, ligado à uma amina (NH2), uma carboxila (COOH), um hidrogênio e um radical carbônico. As únicas opções que estão de acordo são: a I e V. Letra A


Nenhum comentário:

Postar um comentário